Você que acompanha o site da Dínamus sabe que nós defendemos a utilização das redes sociais de forma inteligente. Quando se trata do uso por políticos ou aqueles que têm a pretensão de ser, é um canal é indispensável.
Esse “indispensável” serve para todas as etapas do processo eleitoral. Infelizmente, grande parte dos postulantes a cargos no Executivo e Legislativo, utiliza as redes sociais apenas durante o processo eleitoral. Por isso, na maioria das vezes, não consegue mensurar a importância da ferramenta.
Então, de que forma devo usar? Vamos listar aqui três momentos importantes e quais os conteúdos que devem ser postados:
– Pré-eleitoral: é por meio das postagens que irá vai mostrar ao público quem é você. De que forma quer ser visto? Quais são as ações que você faz no seu dia-a-dia que instigam a curiosidade do seu seguidor? O que te diferencia dos outros políticos? Essa etapa é muito importante e deve ser feita com muita antecedência porque seguidor e eleitor não se conquista da noite para o dia. Isso sem contar que, começar esse trabalho com antecedência, certamente, dará ao candidato métricas que vão ajudar durante as pesquisas feitas no período eleitoral.
– Campanha eleitoral: esse momento é essencial para mostrar quais as suas propostas. Por que você deve ser escolhido pelo eleitor? Por qual razão ele deve depositar o voto de confiança em você? Usar depoimentos de pessoas importantes falando a seu favor é sempre bem-vindo. Sabe aquele formador de opinião que te adora e fala muito bem de você? Peça a ele para gravar um depoimento ou tirar uma foto contigo e use isso para conquistar mais votos. Trabalhe o convencimento, use a persuasão, mas fique atento: não caia na armadilha de fingir ser quem você não é! Jamais subestime a inteligência do eleitor! Temos provas suficientes de que essa tática não dá certo. As máscaras sempre caem.
– Pós eleição: nem precisamos dizer que o uso das redes sociais nesta etapa é mais do que necessária. É uma obrigação. Depois de eleito você deve continuar com essa proximidade com o eleitor. É neste momento que irá provar que tudo o que disse nas redes sociais é realmente verdade. Mostre que você se preocupa com ele e vai fazer valer cada voto que recebeu! Nesta etapa, existe uma obrigatoriedade que deve ser levada em consideração e para a qual as redes sociais colaboram. Depois de eleitos, os políticos devem ter um mandato transparente e fazer a prestação de contas, que é determinada por Lei.
Viu como as redes sociais podem e devem ser usadas para conquistar o que deseja? Reflita sobre isso e faça um ótimo mandato. O Brasil realmente precisa de pessoas que possam transformar a política.