Neste sábado, a equipe Dínamus realizou mais uma palestra sobre Oratória. O evento foi promovido pelo Rotaract Clube de Limeira e teve como facilitador o jornalista e palestrante João Paulo Baxega que falou sobre Oratória.
Em pouco mais de duas horas, Baxega falou sobre os 10 mandamentos para se conquistar uma boa oratória e deu ainda dicas de protocolo e cerimonial.
Você que não participou desta palestra poderá conferir os mandamentos abaixo. Siga e tenha certeza que a sua apresentação será um sucesso.
- Objetivo – tenha em mente qual a finalidade do seu discurso. Esse é um dos mandamentos mais importantes. Se não sabe qual seu o objetivo, as chances do discurso dar errado são de quase 100%.
- Medo de julgamentos – não se preocupe com as expressões da plateia. As vezes ela está com algum problema em casa ou tem mau humor mesmo e isso não pode afetar o seu discurso. Para não se dispersar, foque no seu objetivo!
- Ensaiar – siga a sequência: escreva o discurso, leia, grave áudio, grave vídeo, apresente para alguém – sincero de preferência – e aceite as críticas.
- Domine o tema – simule todas as perguntas, leve em consideração possíveis questionamentos da plateia.
- Controle do tempo – a partir de 1h30 reunião se torna improdutiva.
- O corpo fala – por isso é importante ensaiar no espelho ou gravar em vídeo, desta forma, você terá certeza de qual é a mensagem que o seu corpo está emitindo.
- Imprevistos – mesmo seguindo à risca os seis primeiros mandamentos saiba que ainda podem ocorrer imprevistos e você precisa saber lidar com isso. Usar o bom humor é uma opção.
- Priorizar o entendimento do público – jamais use termos técnicos, nem linguagem rebuscada. Seu público precisa entender o que você está dizendo, ok?
- Transmita emoção – você prende a atenção da plateia transmitindo emoção, por isso, é importante saber como o seu corpo está falando.
- Corrigir erros – mesmo seguindo os mandamentos é preciso ter a humildade de reconhecer quando você não conseguir atingir seu objetivo. Recomece, treine mais e tente novamente. É possível!