Para evitar gafes e fazer com que o seu evento seja um sucesso, a equipe da Dínamus elaborou este artigo com orientações que devem ser ponderadas.
Você tem um novo produto a lançar e acredita que o trabalho da assessoria de imprensa não basta? Sua empresa passará a oferecer um novo serviço e você não sabe como divulgar? A mensagem que quer passar precisa ser mais detalhada do que permite uma peça publicitária?
Se a resposta para todas as perguntas acima foi sim, opte por realizar um evento. Essa é uma estratégia que visa levar informação e possibilita comunicação com um público alvo pré-definido por meio de ações planejadas. Um evento precisa ter objetivos determinados e mobilizar pessoas.
Há diversas naturezas de eventos. Ele pode ser governamental, político, social, empresarial, religioso ou folclórico. Pode ser um brunch, coquetel ou banquete. Pode ser uma entrevista coletiva, um lançamento ou uma grande estreia. Uma reunião fechada, uma palestra ou até um simpósio.
As opções são muitas. Mas segure o seu ímpeto. A vontade de colocar a ideia em prática pode fazer você enfiar os pés pelas mãos. Procure um especialista. Ele terá informações valiosas para lhe orientar desde os primeiros passos.
Por exemplo. Se no seu evento a estimativa for reunir até 150 pessoas, você será o anfitrião de um encontro pequeno. A quantidade de pessoas faz com que seja alterada a classificação quanto ao porte. Um público entre 150 e 500 participantes lhe garante um evento médio. Um acontecimento de grande porte terá entre 500 e 5 mil participantes. Acima deste número, haverá um megaevento. Você está preparado?
Independente do porte, o organizador deve cercar-se de pessoas que atuem com responsabilidade, conhecimento, postura profissional, pontualidade, foco, precaução e que tenha ótimos relacionamentos sociais e comerciais.
Um evento é mais do que garantir que todos os convidados estacionem com segurança e tenham onde se sentar. A eficácia está no atendimento de todas as regras de protocolo, aliás todas previstas em lei.
Faça eventos, mas garanta o seu sucesso. Fuja de amadores e de gafes. Cerque-se de profissionais especializados. Faça pesquisas de mercado, peça referências e boa sorte.