VOCÊ SABE FALAR EM PÚBLICO?

Você é daquelas pessoas que entram em pânico quando precisa falar em público? Saiba que não é o único. Uma pesquisa realizada com 3 mil americanos e publicada pelo jornal “Sunday Times”, demonstrou que falar em público é o maior medo do homem. Pode acreditar.

No mundo dos negócios, ter uma boa oratória é sinônimo de sucesso, então, para te ajudar a enfrentar esse problema, a equipe Dínamus preparou algumas dicas importantes:

1ª – Estude o que será falado. Quando você não tem certeza do que está falando, o público percebe sua insegurança e aí o estrago já foi feito. Se você não está preparado para defender o seu projeto e o que você se propôs a falar, certamente vai ouvir comentários negativos que vão te colocar ainda mais para baixo;

2ª – Escreva o que precisa ser dito. O roteiro em mãos vai te dar mais segurança e te salvar caso tenha aqueles famosos “brancos”;

3ª – Dias antes de iniciar o discurso leia na frente do espelho. Repare como você mexe com as sobrancelhas, perceba se franze a testa. No dia da sua explanação, horas antes, respire profundamente e conte até dez mentalmente, aos poucos você vai perceber que a sua respiração está menos ofegante.

4ª – Preste atenção na tonalidade da sua voz. Fale firme, passe credibilidade. Mas a minha voz é fina, o que eu faço? Não tem problema! O importante é você passar firmeza e convencer o interlocutor. Preste atenção na energia que você dispõe ao falar.

5ª – Use bem a sua linguagem corporal. Mãos no bolso, cerrar os dentes e apertar as mãos o tempo todo são atitudes condenáveis, sabia? Quando você adota uma dessas posturas, acaba mostrando insegurança, às vezes sem perceber. Na realidade, o público sai com a impressão de que você não tem informação suficiente para passar e, como consequência, você não convence, acaba pecando na persuasão e, infelizmente, o seu objetivo não será conquistado.

Essas são cinco dicas simples que trazem grandes resultados. O grande segredo é enfrentar esse pânico. Não perca oportunidades no trabalho e nos seus relacionamentos por causa deste medo que te consome. Falar bem em público requer prática. Então, dê o primeiro passo e se precisar de ajuda, nós da Dínamus estamos aqui.

Você gostou deste artigo? Compartilhe!