
Felipe, de 3 anos, foi levado pela mãe para ser vacinado.
O Shopping Nações recebeu uma equipe do Mutirão de Vacinação contra a gripe e febre amarela que a Secretaria de Saúde de Limeira realizou no último sábado (19/05). Todos os pontos de vacinação alcançaram 937 pessoas imunizadas. No total, a campanha já alcançou 37.917 pessoas.
Segundo a Prefeitura de Limeira, dentre o público prioritário, o destaque foi para o grupo dos idosos. Foram 425 doses aplicadas. Pessoas com doenças crônicas também foram vacinadas. No total, foram 203. Já a vacina contra a febre amarela foi aplicada em 334 pessoas.
A dona de casa Ivani Cantazini, moradora do Jardim Nossa Senhora do Amparo, soube que o shopping seria ponto de vacinação pelo rádio. Aproveitou para se imunizar contra a gripe e passear. “Eu não gosto de ir no posto de saúde. Muito melhor aqui”, disse ela. A mãe de Felipe, de 3 anos, também aproveitou que estava no Nações para vacinar o filho contra a febre amarela.
O Shopping Nações foi escolhido devido à grande circulação de pessoas, uma forma de facilitar o acesso da população à saúde.
Gripe e Febre Amarela
A vacina contra gripe deve ser tomada por idosos de 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias, trabalhadores da saúde, pessoas com doenças crônicas, populações indígenas, presos, jovens de 12 até 21 anos que cumprem medidas socioeducativas e professores. Até o momento, a Prefeitura de Limeira vacinou 28 mil pessoas contra a gripe e as doses estarão disponíveis até 1º de junho.
Já a vacina contra febre amarela é indicada para crianças a partir dos nove meses e não há limite de idade. Idosos com mais de 60 anos precisam apresentar uma carta de indicação médica. Há restrições para gestantes e pacientes imunodeprimidos. Em ambos os casos, é necessário apresentar o cartão de vacinação.