O primeiro encontro das integrantes do projeto Roda da Saia de 2020 será realizado neste sábado, 15 de fevereiro, a partir das 16h30, no Núcleo Movimento e Vida. O tema escolhido pelas participantes para ser debatido neste primeiro encontro é “Mulheres Inspiradoras da Nossa Vida”.
A intenção em abordar esse assunto é celebrar e reverenciar as mulheres incríveis que são exemplo na família e na sociedade de um modo geral. Podem ser mães, avós, amigas, professoras, escritoras ou artistas.
Há três anos, o projeto Roda da Saia recebe mulheres de Limeira e região para conversar, esclarecer dúvidas e se fortalecer. São mulheres de diferentes idades, classe social e crenças que conversam e debatem sobre diversos temas ligados ao universo feminino.
O projeto foi idealizado e criado pela socióloga e terapeuta, Mara Jaqueline de Oliveira, com a intenção de promover um ponto de encontro onde as mulheres pudessem ter uma conversa entre comadres. “Aprendi com a minha avó Antônia que a relação que ela tinha com a comadre Helena foi determinante para ela enfrentar situações complicadas no dia a dia. É esse vínculo que criamos com a Roda da Saia, que está se tornando uma rede de fortalecimento entre as mulheres”, explicou Mara, que é a mediadora dos encontros.
A cada edição do Roda da Saia as mulheres discutem um tema que foi escolhido por elas mesmas por meio de votação. Todo encontro aborda um tema diferente. Uma das frequentadoras do grupo, Carla Calderari, conta que o Roda foi um divisor de águas na vida dela. “Eu era uma mulher e mãe com outra visão de mundo, acabava me colocando em segundo plano. Eu era muito passiva com a vida, não me permitia nada, as pessoas me rotulavam como chata e eu não entendia o motivo”, explica.
A proposta do projeto é que ele se torne uma rede de apoio entre as mulheres que frequentam os encontros e esse objetivo tem sido conquistado. “Com o Roda e, principalmente, com o depoimento de outras mulheres eu fui reconhecendo uma força dentro de mim que eu não sabia que existia. Fui tendo argumento para me posicionar e me defender. Aprendi a me colocar em primeiro lugar e isso foi libertador”, afirma Carla.
Em 2020, os encontros do Roda da Saia serão realizados sempre no terceiro sábado de cada mês, no Núcleo Movimento e Vida que fica na rua João Firens, 221, próximo à Santa Casa.
Qualquer mulher que tenha interesse no projeto pode participar dos encontros. Basta chegar no local, no dia e horário agendados e se apresentar para as participantes. Outras informações sobre o Roda da Saia podem ser obtidas pelo whatsapp (19) 98824-2570.
