Se você tem uma página no Facebook sabe que investir em postagens de vídeos é fundamental nos dias atuais, principalmente, se o objetivo é divulgar seu trabalho e conseguir engajamento.
“Ah, mas para quem é jornalista é fácil. Eu tremo na frente das câmeras! ” Sim, hoje é mais fácil realmente, mas nem sempre foi assim. No início da profissão, como repórteres de TV, era muito comum ficarmos bastante nervosos e não nos sentirmos tão confortáveis quanto hoje durante a gravação de vídeos. Tudo é uma questão de treino, podemos garantir.
E é por isso que neste artigo vamos compartilhar algumas dicas que vão te ajudar nesse processo.
A equipe Dínamus separou cinco pontos principais que você deve seguir antes de apertar o botão gravar do celular. Veja só:
1- Domine o tema
A primeira coisa que você deve pensar antes de gravar é: eu domino o assunto que estou disposto a comentar? Se a resposta for “mais ou menos”, nem comece porque você se sentirá inseguro e não vai conseguir passar a credibilidade que deveria. Por isso, estude bem o tema e fale de assuntos que você realmente entenda antes de gravar o vídeo.
2- Não use termos técnicos
Nunca! Se o vídeo for divulgado na sua página do Facebook ou no Instagram significa que o público é heterogêneo, ou seja, formado por pessoas diferentes, de interesses variados, de várias classes sociais e que, por isso, possuem entendimentos distintos. Então, use termos coloquiais, como os jornalistas utilizam em jornais impressos. Já reparou que não se usam palavras rebuscadas nos jornais? Não é por acaso! É uma estratégia para facilitar a compreensão do leitor.
3- Faça um roteiro
Quando dominamos o assunto, um grande desafio é parar de falar. Pode ser engraçado, mas é verdade. Lembre-se que vídeos utilizados em redes sociais devem ser curtos, senão o seguidor cansa e deixa você literalmente falando sozinho. Então, escreva tópicos para que você consiga seguir uma sequência com começo, meio e fim.
3- Ensaie
Podemos garantir que até mesmo os oradores mais consagrados ensaiam. Ninguém nasce pronto, acredite. Seria muita falta de humildade achar que pode sair gravando e dando show sem ao menos ensaiar. Por isso, abuse dos ensaios. Ensaie na frente do espelho, veja como está a entonação da voz e a sua comunicação verbal e, se precisar, mude antes que o vídeo seja publicado.
4- Se produza
Precisa de maquiagem, sim! Isso mostra um cuidado que você tem com a aparência e com o público que vai te assistir. Se é homem, passe ao menos um pó translucido para tirar a oleosidade da pele. Não precisa e não deve ser nada muito forte, apenas use algo que ressalte seus pontos fortes.
5- Cenário
Produza um cenário bacana, que também passe credibilidade. Cuide da iluminação e, caso não tenha luz adequada, grave durante o dia para evitar frustrações.
E, por fim, se seguiu tudo isso, gravou e não gostou do que viu, descarte e grave de novo! Não ofereça ao seu público algo que nem você mesmo não compraria. Volte ao tópico 3 e grave novamente.
O desconforto de início é natural, mas confie em você! Esse é grande segredo!