PLANEJE A COMUNICAÇÃO DA SUA EMPRESA AGORA!

Janeiro parece um mês fraco nos negócios, mas é a época que muitas empresas aproveitam para encher as agendas com reuniões para definir o planejamento de mercado, o tributário, das férias a serem concedidas à equipe e muitas outras questões fundamentais para que o ano transcorra sem grandes surpresas.

Os administradores, independente do negócio, tentam prever ônus e bônus em seus diferentes departamentos para que as medidas necessárias sejam tomadas desde já e não venham a causar turbulências durante o ano. Isso faz com que haja mais tempo livre para se pensar na prospecção de novos clientes, lançamentos de produtos e outras ações que possam impactar em lucro para a empresa.

Todas as atitudes citadas podem ser encontradas em qualquer bibliografia que tenha a pretensão de definir o perfil de um empresário de sucesso. Contudo, o ponto fundamental ainda não foi citado: o planejamento da comunicação do seu negócio.

Toda empresa, de qualquer porte, precisa estabelecer estratégias de comunicação para seus diferentes públicos. Os funcionários podem até ser chamados carinhosamente de colaboradores, mas se a estratégia de negócio não for comunicada a eles no dia a dia, esta colaboração pode ser fortemente afetada. Esta chega a ser uma orientação de advogados especializados em Direito Empresarial. Manter o funcionário por dentro das ações da empresa é uma atitude que passa a sensação de união e de que todos devem se esforçar pelo sucesso do negócio. Cria-se o tão almejado pertencimento.

Além do público interno, a empresa precisa saber se comunicar com os diferentes públicos externos. O primeiro deles é o grupo de terceiros que faz parte do dia a dia do negócio. Citamos como exemplos os fornecedores e prestadores de serviços. Uma boa estratégia de comunicação tem o poder de fidelizar contratos e parcerias. É preciso que a rede de relacionamentos da empresa tenha ciência do quão pujante é o seu negócio ou do quanto ela pode ser por meio das ações que se pretende tomar.

O segundo público externo é composto por aqueles que ainda não conhecem a empresa. Esta estratégia de comunicação é uma das mais elaboradas devido ao caráter heterogêneo deste grupo. É preciso apresentar a empresa o tempo todo como a que se destaca no ramo em que atua para que possa haver impacto na formação do público consumidor e valorização da marca.

Já dizia Chacrinha: “Quem não se comunica, se trumbica!”. O bordão do Velho Guerreiro é tão imortal quanto as lembranças que temos do apresentador. Muita gente só aprendeu, o que já dizia o apresentador, em 2016 e 2017. Buscaram forma de se comunicar melhor para escapar da crise e conseguiram. Comunicação é fundamental! Enquanto ainda muitos a verem como dispensável ou tentarem economizar qualquer centavo para sua execução, os meses de janeiro serão iguais: planeja e nada, planeja e tenta, planeja e se frustra.