“Mulheres empreendedoras precisam aprender a descansar”, afirma mentora

No mês em que se fala tanto sobre a importância da saúde mental, por meio da campanha Setembro Amarelo, um dado chama atenção e exige cuidado. De acordo com um estudo desenvolvido pela ONG Think Olga divulgado no final de 2023, 45% das mulheres brasileiras possuem um diagnóstico de ansiedade, depressão, ou outros tipos de transtornos e 86% consideram ter muita carga de responsabilidades.

Mulheres empreendedoras enfrentam mais um desafio. Como a maioria delas acumula as tarefas de gestão com os serviços domésticos, elas encontram mais dificuldade para se dedicar aos seus negócios. A conclusão é da pesquisa “Mulheres empreendedoras: contexto de atuação” realizada pela startup Olhi, em 2023. O estudo revelou que 54,9% das entrevistadas conciliam funções domésticas com o trabalho de empreendedora, em sua maioria dedicando mais de oito horas ao negócio por dia, e mais de duas a quatro horas com as tarefas do lar.

Neste contexto, conseguir incluir um momento de descanso na rotina parece uma tarefa praticamente impossível. A palestrante e mentora de mulheres Andreza Leite defende que, mesmo diante do desafio da rotina corrida em meio às tarefas do dia-a-dia, o descanso é essencial. “As pausas permitem que a mente e o corpo se recuperem, o que é fundamental para ter boas ideias e gerar soluções inovadoras. Isso sem contar que ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade, e melhorar a qualidade de vida”, destaca.

Outro ponto que a mentora destaca é que as mulheres foram educadas a cuidar de tudo e todos o tempo todo. “Quando tomamos consciência de que não somos máquinas e começamos a incluir pequenas pausas na nossa rotina, damos um comando para a nossa mente de que somos prioridade da nossa vida, afinal, só podemos cuidar do outro quando nós estamos bem”, ressalta.

Por onde começar?

Não é necessário adotar medidas drásticas para incluir as pausas na rotina. Momentos que descansam a mente, como caminhar, contemplar a natureza ou simplesmente tomar um café sentindo o cheiro e contemplando o momento, são fundamentais para o desenvolvimento de novas ideias originais e soluções inovadoras. Outra dica importante é incluir na rotina hábitos inegociáveis, que é tudo aquilo que você não abre mão, não importa o que aconteça. “Como empreendedora eu também tive que incluir esses hábitos na minha vida. Comecei a fazer academia que era algo que eu negligenciava. Essa mudança trouxe muitos benefícios não apenas para a minha saúde física, mas também para a saúde mental”, finaliza.