Massagens melhoram dores no corpo durante o inverno

Nessa semana o frio chegou com tudo e é muito comum ouvirmos as pessoas reclamando de dores no inverno, principalmente os idosos. Isso acontece porque em épocas geladas, as pessoas costumam ficar mais encolhidas e se movimentam menos, o que causa rigidez articular e, consequentemente, dor.

Além de relaxar e acalmar o corpo e a mente, as massagens relaxantes auxiliam também no tratamento de diversas doenças e os benefícios podem ser observados durante a realização. Isso porque durante a sessão ocorre a liberação natural de melatonina, endorfina, serotonina e dopamina, que são conhecidos como hormônios do bem-estar.

Em Limeira, o Sundara Garden Spa oferece diversos tipos de massagens, mas as buscas pelas relaxantes aumentam de forma expressiva quando o frio chega. “Nossos clientes amam as massagens com velas e pedras quentes que, além de cuidar do corpo e da mente, também ajudam a aliviar sintomas de insônia e a reduzir a ansiedade”, explica Erica Bigon Cortez, fisioterapeuta dermato funcional e proprietária do Sundara.

A hidratação da pele também faz parte dos benefícios das massagens relaxantes que, quando feitas no frio, ajudam a fortalecer o sistema imunológico e atuam de forma preventiva contra resfriados. “Devemos lembrar também que as massagens ajudam na circulação sanguínea e periférica, retardando e auxiliando a sanar dores musculares que são muito frequentes com o frio”, destaca Érica.

As massagens relaxantes são indicadas para todas as idades, mas para as pessoas que têm mais de 60 anos, os benefícios são ainda maiores. Listamos abaixo os quatro principais:

1. Alívio físico e mental: como vimos, a massagem ajuda a liberar o cortisol que é o famoso “hormônio do estresse”. Além disso, o toque proporciona conforto aos idosos, especialmente para aqueles que estão sem convívio social assíduo há um tempo;

2. Melhora a dor e agitação: além do relaxamento, a massagem ajuda a soltar os músculos e, com isso, reduz as dores nas articulações do inverno, melhora a circulação e lubrifica as articulações.

3. Combate a insônia: é comprovado que, com massagens semanais, as pessoas dormem melhor. A massagem pode ajudar a restabelecer os padrões de sono por causa do relaxamento que provoca.

4. Previne lesões: as articulações e os músculos de idosos tendem a enrijecer, o que dificulta a recuperação de lesões. A massagem ajuda a manter os músculos, tecidos conjuntivos, articulações, tendões e ligamentos mais fluidos e ainda menos sujeitos a lesões.