A Faculdade de Tecnologia da Unicamp e a UNIP/Limeira concluíram no último fim de semana o curso de Técnicas Construtivas Alternativas em Habitação de Interesse Social, voltado para estudantes de arquitetura e engenharia.
O encerramento foi com uma aula prática no canteiro de obras de uma família atendida pelo Programa de Assistência Técnica da Prefeitura de Limeira, no bairro Geada.
Os alunos receberam, antecipadamente, o histórico fotográfico da obra da futura casa de Pedro Luis de Paula. No local, aprenderam sobre soldagem de vergalhões na fundação, assentamento de tijolos e o grauteamento.
Em seguida, houve a parte prática. Fizeram o concreto do graute e assentaram os tijolos, sempre com a orientação de Jacqueline Emerich Souza e Maxwell Ferreira de Campos, da TABOCA Arquitetura e Cidades, e do mestre de obras José Moura, que há 20 anos trabalha com tijolos ecológicos.
No total, foram três finais de semana de aulas e os alunos saíram satisfeitos. Muitos não têm a oportunidades de praticar a arquitetura ou a engenharia em canteiro de obras, possibilidade ofertada pelo curso. Todos receberão certificados emitidos pela Unicamp.
Francielle Mattos, que está no 9º semestre de Arquitetura e Urbanismo da UNIP, diz que o curso superou as expectativas. “Pude compreender melhor o uso do solo-cimento desde o nível teórico até o prático. Além disso, acompanhei a fabricação e vivenciei o uso em habitações de interesse social”, relatou.
Marielle Tokumoto, que cursa Arquitetura e Urbanismo na Unicamp, elogiou os professores. “As aulas teóricas e práticas foram dadas por excelentes profissionais, muito experientes, e abriram novas perspectivas para pensar projeto, arquitetura, e o nosso papel na sociedade”, avaliou.
O curso teve apoio da Prefeitura de Limeira que cedeu banheiro químico, ônibus para transporte dos alunos, terra para prática da construção em taipa de pilão e disponibilizou a Olaria Ecológica para visita técnica.
As aulas também tiverem apoio da EcoCR Tijolos Ecológicos e Dínamus Assessoria de Imprensa. Todas as atividades realizadas podem ser vistas na página do Facebook: www.facebook.com/cursosolocimento.