A Faculdade de Tecnologia da Unicamp e a UNIP/Limeira concluíram no último fim de semana o segundo módulo do curso de Técnicas Construtivas Alternativas em Habitação de Interesse Social. As aulas são voltadas para estudantes de arquitetura e engenharia.
O módulo abordou as principais normas técnicas sobre construções em terra e tijolos de solo cimento. Os alunos participaram de aula prática em laboratório, com a professora Gisleiva Cristina dos Santos Ferreira, da FT-Unicamp, para verificar os conceitos teóricos. Este módulo detalhou as principais informações necessárias durante a definição do solo e respectivas propriedades. Além disso, foi possível aprender sobre o desempenho dos tijolos de solo cimento.
Na sequência, os estudantes conheceram a Olaria Ecológica Comunitária, espaço mantido pela Secretaria Municipal de Habitação de Limeira para atender famílias de baixa renda que produzem tijolos ecológicos para a construção das próprias casas. A produção na Olaria Ecológica é 100% manual e os alunos puderam até praticar.
O módulo contemplou também a visita a uma fábrica de tijolos ecológicos cujo processo é industrializado. A fábrica Top Tijolo, que fica na zona rural de Limeira, mostrou um outro modo de produção. Os alunos viram de perto as diferenças qualitativas entre a produção manual e industrializada do tijolo solo-cimento.
O segundo módulo foi encerrado com uma aula sobre os Condicionantes de Projeto para Tijolo Modular. A professora Eloisa Dezen-Kempter apresentou os projetos de arquitetura, hidráulica e elétrica, modelados em Ferramenta BIM, que serão utilizados na aula prática. A docente enfatizou a necessidade do projeto modular e suas características para obras de tijolo de solo-cimento e como a ferramenta BIM pode ser um grande facilitador neste processo.
O curso termina no próximo sábado, 3 de março, com uma aula prática no canteiro de obras de uma família atendida pelo Programa de Assistência Técnica da Prefeitura de Limeira. O morador Pedro Luis de Paula é atendido voluntariamente pelo escritório TABOCA Arquitetura e Cidades.
A realização do curso tem apoio da TABOCA Arquitetura e Cidades, EcoCR Tijolos Ecológicos, Prefeitura de Limeira e Dínamus Assessoria de Imprensa. Atualizações sobre o curso podem ser acompanhadas na página do Facebook: www.facebook.com/cursosolocimento.