CURSO DE HABITAÇÃO SOCIAL COMEÇA COM CONSTRUÇÃO EM TAIPA

Estudantes de arquitetura e engenharia iniciaram no último fim de semana as aulas do Curso de Técnicas Construtivas Alternativas em Habitação de Interesse Social. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Faculdade de Tecnologia da Unicamp (curso de Tecnologia em Construção de Edifícios) e UNIP Limeira (curso de Arquitetura e Urbanismo).

A aula inaugural, realizada na FT-Unicamp, foi uma contextualização histórica e conceitual sobre construção em terra e habitação social pelo mundo, desde a cidade de Jericó, na Palestina, até os dias atuais. Os alunos conheceram a qualidade bioclimática, socioambiental e aspectos técnicos desta arquitetura.

Também foram apresentados os diversos atores que atuam na gestão integrada da Habitação de Interesse Social: poder público, iniciativa privada, sociedade civil, conselhos, sindicatos, universidades, cooperativas e movimentos sociais por moradia.

No sábado, as aulas foram sobre as características e o comportamento dos materiais e construção em taipa. Os alunos aprenderam sobre seleção de solo e puderam praticar a forma, compactação e cura utilizando a instalações dos Laboratórios do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIP.

As próximas aulas serão realizadas em 23 e 24 de fevereiro sobre construção com tijolos de solo-cimento com visita técnica em fábricas que produzem esse material e também condicionantes de projeto para tijolo modular.

Em 3 de março começa a parte prática do curso. A experiência no canteiro de obras será na casa de um beneficiário do Programa de Assistência Técnica da Prefeitura de Limeira, localizada no Bairro Geada. O morador Pedro Luis de Paula é atendido voluntariamente pelo escritório TABOCA Arquitetura e Cidades e pela FT-Unicamp na gestão da obra.

A realização tem apoio da TABOCA Arquitetura e Cidades, EcoCR Tijolos Ecológicos, Prefeitura de Limeira e Dínamus Assessoria de Imprensa. Atualizações sobre o curso podem ser acompanhadas na página do Facebook: www.facebook.com/cursosolocimento.

Alunos praticam construção com técnica de taipa.