“Controlar preocupações é uma habilidade possível de ser adquirida”

 

A afirmação é da especialista em liderança e gestão de pessoas Marcela Zanardo

 

Lidar de forma assertiva com as preocupações do dia a dia se tornou um dos maiores desafios da vida moderna. Essa situação ficou ainda mais difícil em 2020 em virtude da pandemia do Covid 19. Se lá em março grande parte das pessoas perdiam o sono pela ansiedade e preocupação com o que estava por vir, agora com a flexibilização, o motivo que predomina é como e qual a melhor forma de retomar as atividades e inserir uma nova rotina no trabalho e dentro de casa.

 

Para a especialista em liderança e gestão de pessoas, Marcela Zanardo, saber lidar com as preocupações é uma habilidade possível de ser conquistada. “É uma tarefa que exige foco, disciplina e, principalmente, paciência. Não vamos dormir preocupados em um dia e acordar totalmente zen no outro. Como toda habilidade, essa também requer treino”, recomenda.

 

Marcela explica que é preciso, primeiramente, saber a diferença entre problema e preocupação. “Problema é quando identificamos que existe um fato para ser resolvido. A preocupação é sofrer por antecedência por algo que sequer pode acontecer”.

 

Por isso, uma das orientações é estar 100% no tempo presente. Essa dica é para ser implantada em tudo na vida. “Sentou para almoçar com a família, esqueça o celular. Mesmo que a gente tenha pouco tempo, devemos fazer com que ele seja de qualidade”, defende Marcela.

 

Outra dica é aprender a dizer não sem sentir culpa. Procurar agradar a todos gera um grande desgaste emocional e você não é uma fonte de prazeres. “Devemos esquecer, de uma vez por todas, que somos indispensáveis no trabalho, casa ou no grupo de amigos. Ainda que a gente não goste, tudo caminha sem a nossa intervenção”, ressalta.

 

Para a especialista, uma dica de ouro é pensar com segurança. “No mundo corporativo, por exemplo, às vezes o cliente demora um pouco para dar um retorno e a pessoa começa a pensar negativo, cobrando excessivamente uma resposta e atraindo para si um problema que não existe. Talvez o feedback seria positivo, mas ansiedade dela foi tão grande que o cliente se sente sufocado e raramente vai querer uma pessoa dessas por perto”. 

 

Segundo Marcela, é importante que o líder, seja de uma empresa ou alguém que exerce essa função dentro do ambiente doméstico, tenha em mente que se não dominar as emoções poderá pagar um preço exorbitante com a própria saúde dele. “Por isso é tão necessário cultivarmos bons pensamentos, lermos bons livros, orar, meditar e termos momentos de diversão. Nossa mente e corpo precisam dessa pausa reparadora que ajudar demais no processo de autocontrole”, finaliza.