Alunos dos cursos de Assistência Social, Pedagogia e de Direito do Isca Faculdades terão a oportunidade de sentir as mesmas sensações dos idosos em situações cotidianas. Nesta quarta-feira, 14 de agosto, eles participarão do projeto Idoso Por Um Minuto a partir das 19h.
A iniciativa é uma parceria entre o Nações e o vereador Dr. Marcelo Rossi, autor da Lei do Alzheimer (Lei 5.133/17). Há dois anos o vereador realiza palestras sobre as diversas condições enfrentadas pelos idosos e as principais mudanças no organismo decorrentes do processo de envelhecimento. “Entender a fisiologia é importante para compreender o motivo pelo qual o idoso precisa ir ao banheiro com mais frequência ou necessita de mais tempo para atravessar a rua”, exemplifica dr. Marcelo, que também é geriatra.
Ao final da palestra, os 80 alunos do Isca Faculdades irão participar das dinâmicas. O uso de luvas remeterá os jovens à sensação da diminuição tátil, enquanto protetores auriculares os ajudarão a perceber os impactos da perda da audição. Óculos turvos simbolizarão a redução da visão e elásticos dificultarão a mobilidade, assim como andadores e cadeiras de rodas.
Com esses acessórios, os alunos ainda escreverão um texto ao som de diversos ruídos urbanos, terão que interpretar informações, caminhar e passar por obstáculos, com provocações muitas vezes ouvidas rotineiramente pelos idosos: “Vai logo, vó!” ou “Que demora!” e ainda “Anda logo!”.
Quando os jovens vivenciam essas experiências, conseguem se colocar no lugar do idoso e desenvolver a paciência e o respeito. “O Nações têm a acessibilidade como premissa. E enxergamos esse conceito de forma ampla. Buscamos ser acessíveis nas instalações físicas e também no trato com nossos diferentes públicos, como são os idosos. Por isso, esta ação está alinhada com nossa linha trabalho e com o público consciente que buscamos atrair”, explica Luciana Bragante Nasr, administrado do Shopping.