UNICAMP E COLÉGIO JANDYRA SE UNEM PARA AÇÃO SOCIAL EM ESCOLA ESTADUAL

Alunos do Colégio Jandyra e do Ecoedu Ambiental, da Unicamp, vão promover no sábado, dia 21 de outubro, das 8h às 12h, uma ação social na Escola Estadual José Marciliano da Costa Junior, localizada no Jardim Orestes Veroni, em Limeira.

 

A atividade vai ocorrer das 8h às 12h e vai contar com revitalização de parte da escola e limpeza dos banheiros. Há 15 dias, um grupo de estudantes do EcoEdu esteve no Jandyra para conversar com os alunos e mostrar a importância deste projeto.

 

Para o coordenador do Colégio, Wendel Ferraz, essas vivências contribuem significativamente para sensibilizar as crianças para as diferentes realidades sociais de nossa comunidade. “Além disso, é por meio delas que conseguimos criar uma consciência cidadã e solidária, tão importante nesse mundo egocêntrico e individualista que vivemos”, afirmou.

 

Essa não é a primeira vez que o Ecoedu promove uma ação social na escola José Marciliano. Desde o início deste ano, o local tem recebido uma atenção especial dos estudantes da Unicamp. O trabalho é focado em arte, educação e meio ambiente ofertados como parte de uma disciplina eletiva. “O objetivo é mostrar o que é arte e a necessidade de respeitar o patrimônio urbanístico. Buscamos o empoderamento dos alunos”, conta a professora Lubienska Ribeiro, coordenadora do Ecoedu Ambiental.

 

ECOEDU AMBIENTAL

 

O Ecoedu Ambiental é um projeto de extensão comunitária que tem o objetivo de, através da educação ambiental, ajudar no processo de inclusão social e na melhoria da educação no País. Os participantes trabalham no desenvolvimento de alternativas criativas e eficazes para educar.

 

O projeto visa o autofortalecimento, o autoreconhecimento, a obtenção da autoestima e da individualidade dos participantes de modo a permitir que todos possam ter uma vida mais digna. O Ecoedu Ambiental tem como metas a propagação do ensino, da pesquisa e da extensão e a integração da comunidade com a universidade. Todas as iniciativas levam em conta a realidade sociocultural dos participantes e priorizam a prática de valores éticos e os princípios da cidadania.

 

Os voluntários e atendidos desenvolvem a capacidade de aprender por meio de experimentações e vivências, seja por meio de produção artística ou troca de conhecimentos históricos e culturais.