A Faculdade de Tecnologia da Unicamp (FT-Unicamp) sediou nesta terça-feira, 20 de março, o Fórum Permanente de Políticas Públicas Inclusivas e a Síndrome de Down. A realização foi do EcoEdu Ambiental, projeto de extensão que desenvolve atividades de intercâmbio entre a universidade e a comunidade limeirense.
O Fórum foi aberto pelo prefeito de Limeira, Mário Botion, e pelo representante da Pró Reitoria de Extensão da Unicamp, professor Li Li Min. “A inclusão é uma preocupação constante. Fizemos uma reestruturação na prefeitura e criamos uma diretoria específica para inclusão. Este fórum contribui muito ao chamar a comunidade para discutir políticas públicas”, disse o prefeito.
A professora Marta Fuentes Rojas, coordenadora do laboratório de psicologia, saúde e comunidade, fez uma apresentação sobre síndrome de Down. Relembrou mitos e relatou pesquisas feitas na área. “Minha bandeira é sempre contra a infantilização da pessoa com síndrome de Down. Antigamente, elas eram postas em asilos. Hoje, sabemos que são capazes de se adequar a qualquer ambiente e serem produtivas. Por isso, devem ser tratadas como qualquer pessoa sem a síndrome”, defendeu.
Meire Cavalcante, coordenadora do Fórum Nacional de Educação Inclusiva no Sudeste, falou sobre políticas públicas. Ela relatou as experiências enquanto coordenadora geral de projetos de inclusão da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo. Meire também fez um ato de desagravo relativo à fala de uma procuradora do Rio de Janeiro que criticou uma professora com síndrome de Down. “As pessoas precisam entender que os que foram excluídos no passado por algum motivo torpe agora têm espaço na sociedade. Fascistas não passarão”, rechaçou Meire.
O Fórum teve ainda o case de inclusão no mercado de trabalho da Papirus com Andreia Paparotti, gerente de Recursos Humanos, e Nicole Olicheski, funcionária da empresa. O público pode conhecer como é o processo de contratação, adaptação e produtividade de uma pessoa com síndrome de Down.
No encerramento, uma mesa redonda respondeu às perguntas da plateia. Além das palestrantes, participaram as psicopedagogas Ana Paula Dalfre e Renata Zaros e a psicóloga Ana Paulo Gomes. Os vídeos de todas as palestras serão postados durante o mês na página do Facebook: EcoeduAmbiental FT.
Os interessados em conhecer mais sobre o trabalho do grupo, podem participar das atividades, gratuitas, voltadas às pessoas com deficiências e familiares que são oferecidas semanalmente no campus da Faculdade de Tecnologia da Unicamp, em Limeira. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail ecoeduft@gmail.com.