O projeto Idoso Por Um Minuto, idealizado pelo vereador dr. Marcelo Rossi, teve nova edição ontem com a participação de alunos dos cursos de Serviço Social, Pedagogia e Direito do Isca Faculdades. O Shopping Nações foi o cenário para simulações de situações cotidianas enfrentadas pelos idosos.
Antes, o público assistiu a palestra Fisiologia do Envelhecimento. “É importante entender o que acontece com o organismo conforme envelhecemos, pois fica mais fácil compreender, por exemplo, porque um idoso demora mais para atravessar a rua”, exemplificou dr. Marcelo, que também é geriatra.
Munidos de acessórios, os estudantes experimentaram os impactos da diminuição da percepção tátil, da audição, da visão e da mobilidade. Para Kelly Fernanda da Costa, um dos momentos mais críticos foi a dificuldade para ouvir e se locomover ao mesmo tempo. “O idoso se sente impotente. Por isso, saio daqui muito mais paciente com os idosos que encontrar pelo caminho”, afirmou.
Já a estudante Aline Suelen da Silva foi taxativa. “Mudei meu olhar. Às vezes, os idosos ficam constrangidos pela falta de rapidez e hoje eu entendo. Infelizmente, faltam políticas públicas voltadas aos idosos”, opinou.
Promover a empatia é um dos objetivos do projeto, que visa ainda despertar a atenção da sociedade para os desafios do envelhecimento populacional e incentivar a cultura da valorização e respeito aos idosos. “Os relatos mostram que, além de grandes seres humanos, esses alunos serão excelentes profissionais. Agradeço aos coordenadores dos cursos e ao Shopping Nações por essa grande parceria”, afirmou o vereador.
Para a administradora do Nações, Luciana Bragante Nasr, projetos como este chamam atenção para um assunto que, muitas vezes, é esquecido. “Essa vivência despertou em nós a habilidade de se colocar no lugar do outro. Foi uma oportunidade de mudar o nosso olhar, ter mais carinho e respeito com todo esse processo de envelhecimento”, destacou.
