Hoje a festa é sua, hoje a festa é nossa, é de quem… sabe se comportar. Dezembro chegou e as empresas preparam a tão aguardada confraternização de final de ano. A expectativa toma conta da equipe, que aguarda com ansiedade para comemorar as conquistas dos últimos 12 meses. Mas é preciso muito cuidado para não extrapolar no dia da festa.
Os colaboradores precisam ter em mente que a confraternização é um compromisso corporativo e não um evento social. É uma agenda proposta pela empresa como também são as reuniões semanais, participações em congressos e encontros para gerenciamento de crises. O personagem convidado para a confraternização é o mesmo que frequenta esses compromissos. A única diferença é que não é preciso registrar o ponto para entrar e sair da festa.
Se por um lado o ambiente é extremamente descontraído, o colaborador nunca deve se esquecer que está cercado por colegas e chefes. A atenção às regras de comportamento evita constrangimentos, vexames e desentendimentos que possam comprometer o bom clima na equipe a partir do temido day after.
O momento é de confraternização, por isso, todos os profissionais da empresa devem saber como se comportar e respeitar. Para evitar as gafes recorrentes, algumas empresas aboliram festas noturnas da equipe. Muitas passaram a realizar confraternizações diurnas com as presenças das famílias dos colaboradores.
Mas, ainda assim, é preciso seguir algumas regras de etiqueta nessas ocasiões delicadas.
No próximo artigo, daremos dicas específicas sobre trajes, alimentos e diálogos. Seguindo as dicas, pode ter certeza que a festa ficará como uma boa recordação de final de ano.