O Projeto Corona Zero, do Rotary Brasil, chega a Limeira nesta semana e pretende testar 700 pessoas entre moradores e funcionários de lares para idosos. A primeira instituição a receber o mutirão de testagem será o Asilo João Kühl Filho na quarta-feira, 24 de junho, a partir das 8h.
Para a realização dos mutirões de testagem, o Rotary fornecerá os kits com o exame RT-PCR, que permite um teste mais específico e com maior segurança para detectar o novo coronavírus, além de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e insumos. A Secretaria Municipal de Saúde será responsável pela equipe de testagem.
No mesmo dia, todas as amostras colhidas serão enviadas ao laboratório Fleury, em Campinas, unidade conveniada ao projeto para análise. O resultado será disponibilizado no prazo de três a sete dias.
No total, 14 Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) de Limeira e uma de Iracemápolis receberão o mutirão de testagem do projeto Corona Zero. “Entramos em contato com todos os lares para idosos de Limeira e apenas três não aderiram. Ficamos muito satisfeitos com a abrangência que atingiremos porque sabemos que a testagem é fundamental no controle da Covid-19”, diz Benedito Luiz Belucci, do Rotary Club de Limeira.
O calendário de testagem em todas as instituições será elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde de Limeira, que também entrou com parceria logística para retirada dos insumos em São Paulo. A iniciativa irá gerar economia aos cofres públicos.
O projeto Corona Zero é uma união de Rotary Club Limeira, Rotary Club Limeira Sul e Rotary Club Limeira Norte.
Rotary
As ações do Rotary contra a Covid-19 começaram em abril. Hospitais e órgãos de saúde de Limeira e de Iracemápolis receberam mil protetores faciais fabricados por impressoras 3D.
As peças foram entregues aos hospitais Medical, Santa Casa, Unimed, para a Unidade de Referência Coronavírus (URC) e ao posto do SAMU. A iniciativa uniu Rotary Club de Limeira, Associação Conviver, Limerfilmes, Colégio Acadêmico, Tecnologia F.A.F e voluntários.