Como parte das atividades da semana em que se comemora do Dia Internacional da Síndrome de Down, o EcoEdu Ambiental levou os participantes do projeto Vem Ser para uma tarde no restaurante Outback, em Piracicaba. O passeio fez parte das atividades de inclusão desenvolvidas neste projeto de extensão da Faculdade de Tecnologia da Unicamp.
Os 11 jovens com síndrome de Down tiveram uma experiência visual e sensorial coordenada pela equipe do restaurante, que ofereceu como cortesia os pratos baseados na culinária australiana. O passeio permite que eles se divirtam com jovens da mesma idade e, principalmente, que sejam vistos com mais respeito pela sociedade em geral.
O grupo foi acompanhado por três jovens voluntários, estudantes da Unicamp. “A ideia é levar os jovens a desenvolverem as responsabilidades individuais, já que eles saem com os pais na maior parte das vezes. Apesar de acompanharmos, deixamos com que eles tomem as decisões durante o passeio”, comentou Hadassa Leticia Oliveira, do EcoEdu Ambiental.
Vem Ser
O projeto Vem Ser trabalha com a inclusão e o desenvolvimento de pessoas com síndrome de Down e outros comprometimentos intelectuais. Os alunos da Unicamp oferecem atividades educativas para este público gratuitamente.
Às terças-feiras, das 8h20 às 10h40, são desenvolvidas atividades para jovens a partir de 14 anos. O foco é a ampliação da autonomia, a convivência em grupo e o amadurecimento. As crianças são atendidas às quartas-feiras, das 8h30 às 10h30. O público tem de 6 a 12 anos. Por meio de brincadeiras e jogos lúdicos, conceitos como convivência em grupo e as atividades da rotina diária são trabalhados.
Às quintas-feiras, das 19h30 às 21h, o Ecoedu Ambiental recebe pais e filhos. Na sala das crianças e dos jovens com deficiência intelectual, a programação gira em torno do fortalecimento do espírito de grupo. No espaço reservado para os pais e demais familiares, a conversa visa a troca de experiências. Os temas variam entre expectativas para o futuro, mercado de trabalho, dúvidas que se repetem nas famílias e experiência individuais de sucesso. Isso sem contar os momentos de descontração com as histórias inusitadas que surgem de tempos em tempos.
Por fim, às sextas-feiras, das 14h às 16h, as atividades focam a autonomia, execução das atividades da vida diária e convivência em grupo. Para todas as oficinas, as vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail ecoedu.ft@gmail.com.
Ecoedu Ambiental
O Ecoedu Ambiental é um projeto de extensão comunitária que tem o objetivo de, através da educação ambiental, ajudar no processo de inclusão social e na melhoria da educação no País. São iniciativas em prol, e com a participação, da sociedade. Os participantes trabalham no desenvolvimento de alternativas criativas e eficazes para educar.
O projeto tem como meta a integração da comunidade com a universidade. Todas as iniciativas levam em conta a realidade sociocultural dos participantes e priorizam a prática de valores éticos e os princípios da cidadania.
Os voluntários e participantes desenvolvem a capacidade de aprender por meio de experimentações e vivências, seja por meio de produção artística ou troca de conhecimentos históricos e culturais.
As atividades também são divulgadas no Instagram no perfil @ecoeduamb e no Facebook na página Ecoedu Ambiental FT.