Museu do Encanador é destaque no evento “Conhecendo os ODS”

A Praça Central de Rio Claro recebeu no último sábado, 10 de agosto, oito horas de atividades gratuitas sobre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O evento “Conhecendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)” foi realizado pela NTICS Projetos, com patrocínio da Whirlpool Corporation, e a participação de parceiros como a BRK Ambiental, concessionária responsável pela coleta e pelo tratamento de esgoto em Rio Claro.

Um caminhão temático e tendas coloridas foram distribuídos no entorno do coreto. Cada espaço abordou um dos 17 temas estabelecidos pelos 193 países que fazem parte da ONU. A BRK Ambiental explorou o Objetivo 6, que trata da disponibilidade e da gestão sustentável da água e saneamento para todos.

No total, 216 visitantes conheceram as peças que fazem parte do Museu do Encanador, montado pela concessionária a partir de objetos inusitados encontrados no sistema de coleta de esgoto de Rio Claro com o intuito de sensibilizar a população quanto ao não descarte de lixo na rede. “Achei muito interessante trazer esse tema para o público em geral. Sei, por exemplo, que até fios de cabelos não devem ser jogados na rede de esgoto. Mas muita gente acha que isso é mito”, disse o aposentado Josafá Gonzaga Costa, morador do bairro Santa Elisa.

A estudante Beatriz Boteon, de 9 anos, ficou impressionada com a quantidade de brinquedos que são encontrados na rede de esgoto. “Meus pais sempre me ensinaram que nem um papelzinho pode ser jogado no esgoto. Brinquedos então muito menos”, surpreendeu-se.

A BRK Ambiental também levou um ponto de coleta do Programa Olho Vivo, que consiste no recolhimento de óleo de cozinha usado para destinação de forma correta e com menor impacto ambiental. O programa já impediu que milhares de litros de óleo fossem lançados ao meio ambiente nos últimos anos. “Ainda há pessoas que jogam o óleo no ralo da pia da cozinha. Na rede de esgoto, ele forma uma pedra e causa entupimentos e extravasamentos”, explicou Felipe Mangili Lara,supervisor de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente da concessionária.

Em Rio Claro, a BRK Ambiental, por meio da empresa Planeta Azul, recolhe óleo usado de casa em casa. Após guardar em garrafas pet, a população pode solicitar a retirada pelos telefones (19) 3527-2766 ou 99758-4884. Nesses mesmo contatos, escolas e grupos organizados podem agendar palestras de conscientização sobre o tema.

O evento “Conhecendo os ODS” teve ainda apresentações culturais, atividades para crianças e discussões sobre temas atuais como comunicação não violenta e diversidade. Rio Claro foi uma das três cidades em todo o Brasil a receber a atração. Apenas Joinville (SC) e Manaus (AM) também foram visitadas pela iniciativa.