Você conhece o Media Training? Não?
Então, imagine a seguinte situação: o telefone toca e o jornalista informa que dentro de uma hora você concederá uma entrevista para uma equipe de TV. É o momento de divulgar sua empresa ou seu projeto. É a hora em que você estará em destaque. Mas você sabe o que vestir? Tem ideia de onde olhar durante a entrevista? Será que deve gesticular?
Você é tímido demais para falar ao vivo em um programa de rádio? Sabe qual linguagem e o tipo de discurso que deve adotar para envolver os ouvintes da emissora?
Há uma crise em sua empresa com repercussões na imprensa. Você está preparado para responder perguntas incisivas sem demonstrar nervosismo e fragilidade? Sabe como sair de “saias justas”?
As respostas para todas essas perguntas estão no media training, uma ferramenta que prepara você para agir de forma eficaz diante das específicas linguagens dos veículos de comunicação e diferentes posturas de jornalistas.
A origem do media training está no campo político. O treinamento é constantemente adotado para preparar candidatos e os já eleitos para falar com a imprensa. Uma postura adequada diante de um jornalista impacta no bom relacionamento com este profissional e pode até transformar uma reportagem negativa em positiva.
Há políticos que se utilizam de media training para se preparar para debates durante a campanha eleitoral. Buscam as técnicas oferecidas no treinamento para saber como iniciar um embate de ideias e também para sair de situações vexatórias.
É um treinamento que oferece segurança ao entrevistado até mesmo em circunstâncias em que o profissional de comunicação o coloca contra parede. Saiba que jornalistas também se utilizam de técnicas de persuasão para envolver o entrevistado.
E você? Está pronto para ser entrevistado e aparecer de forma positiva na imprensa?