Konecta celebra Outubro Rosa com palestra sobre câncer de mama

Em apoio à campanha Outubro Rosa, a Konecta Limeira realizou uma palestra de conscientização para destacar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A ação aconteceu por meio de uma parceria com a Associação Limeirense de Cuidado e Carinho (Alicc) e foi ministrada pela voluntária Geni Becker, que compartilhou informações, histórias e orientações essenciais sobre o tema.

O encontro reuniu homens e mulheres de diferentes faixas etárias que fazem parte do time de colaboradores da Konecta. Durante a palestra, Geni destacou os principais sinais de alerta, a importância do autoexame e da realização periódica de exames clínicos, como a mamografia.

A iniciativa faz parte do compromisso da Konecta com a promoção da saúde e do bem-estar dos colaboradores. “Conscientizar é um ato de cuidado. Queremos que nossos colaboradores se sintam informados, apoiados e encorajados a cuidar de si e de quem está ao seu lado”, destacou a Flávia Elaine Santarrato, técnica de segurança da unidade.

Ao final da palestra, os participantes esclareceram dúvidas e receberam materiais informativos para disseminar as informações recebidas no encontro com amigos e familiares.

Doença também afeta homens

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais incidente entre as mulheres no Brasil, com estimativa de 74 mil novos casos para cada ano do triênio 2023–2025. Embora seja a principal causa de morte por câncer na população feminina, quando diagnosticado precocemente, as chances de cura chegam a 90%.

Embora o câncer de mama afete predominantemente as mulheres, os homens também têm tecido mamário e correm risco de desenvolver câncer de mama. A doença em homens representa menos de 1% de todos os diagnósticos de câncer de mama. Por ser raro, o diagnóstico frequentemente ocorre em estágios avançados, geralmente em homens acima dos 60 anos.