REDES SOCIAIS E POLÍTICOS: COMBINAÇÃO OBRIGATÓRIA

Você que é político, sabe a real importância das redes sociais para o seu trabalho? A equipe Dínamus esteve na Câmara de Paulínia, interior de São Paulo, para conversar com pré-candidatos e políticos eleitos sobre este tema que é utilizado muitas vezes de forma errada.

Durante pouco mais de uma hora, os jornalistas João Paulo Baxega e Graziela Félix falaram da importância do uso das redes sociais, principalmente, nesta época em que a imprensa tradicional oferta espaços cada vez menores para divulgação do trabalho político.

Nas duas últimas eleições municipais, por exemplo, as redes sociais foram grandes aliadas dos candidatos. A ferramenta funciona com base em dois pilares essenciais que são a interação e o engajamento. O primeiro, aproxima candidato e eleitor. O segundo, dissemina o trabalho e viraliza ações e posicionamentos. Se ambos forem utilizados da forma correta, o resultado tão almejado é alcançado.

Para conquistar seus objetivos é preciso ter alguns cuidados básicos e fundamentais para fazer que a divulgação via rede social se torne certeira e eficaz. Você sabe o que postar? E em que momento escrever? Sabe o horário ideal? E os posts que não devem ser feitos em hipótese alguma? Sabe qual linguagem utilizar?

Cada post divulgado precisa ser pensado de forma estratégica. Por isso, foi-se o tempo em que este trabalho era feito por aquele adolescente que “entende tudo de internet”. Para cuidar das redes sociais é preciso muito mais do que isso. É necessário falar a mesma linguagem do dono do perfil, convencer o eleitorado, ponderar e defender ideias.

Para conseguir resultados nas redes é preciso ter paciência. Um trabalho sério não é feito da noite para o dia. As eleições presidenciais e que vão eleger deputados e senadores estão aí. Falta pouco mais de um ano para o pleito. E você? Já começou a trabalhar? Não perca tempo! Seus concorrentes provavelmente já estão com exércitos digitais atuando. Eleição é guerra e como tal, vence quem estiver mais preparado. Lembre-se disso!