Na semana do Dia Internacional da Mulher, a Faculdade São Leopoldo Mandic Limeira promoveu a palestra “Saúde da Mulher – Compreendendo o Contexto Atual para Prevenção de Risco”. O encontro foi conduzido pela psicóloga e psicanalista Paula Cavinatto, mestre em Psicologia Educacional e doutoranda em Saúde Mental da Mulher.
A especialista trouxe dados que mostram que as mulheres representam cerca de 70% da força de trabalho na área da saúde no Brasil, cenário que, segundo ela, reforça a importância de se refletir sobre práticas e condutas tanto no ambiente profissional quanto no contato com os pacientes.
A palestrante também provocou uma reflexão entre os estudantes de Medicina ao destacar que muitas mulheres ainda convivem com uma sensação constante de vulnerabilidade e medo. “Essa realidade tem impacto significativo na saúde física e mental, o que certamente gera reflexos nos atendimentos médicos”, afirmou.
Ao longo da palestra, Paula comparou os estímulos recebidos por homens e mulheres desde a infância e como essas construções sociais impactam na adolescência e na vida adulta. “Historicamente, as mulheres foram estimuladas a questionar menos. Hoje, já percebemos mudanças. A transição cultural é evidente e não retrocederá”, destacou.
O evento foi organizado pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico (NAP) e reuniu alunos de todos os semestres do curso de Medicina, além de autoridades do município. Para o diretor da unidade, Arthur Filgueiras, a data reforça a importância da promoção de debates qualificados sobre o tema. “O Dia Internacional da Mulher tem origem em acontecimentos que não são festivos, mas hoje representa uma oportunidade de reflexão e de discussões importantes como a que tivemos aqui”, afirmou.
A primeira-dama de Limeira, Luciana Félix, também participou do encontro e aproveitou o tema da palestra para compartilhar experiências relacionadas às oscilações hormonais que fazem parte da rotina de muitas mulheres. “Hoje, por exemplo, eu não estava me sentindo bem quando acordei, mas tinha uma agenda a cumprir. Chegar aqui e me reconhecer nessa temática foi muito importante. Foi um momento de acolhimento”, disse.






