A partir desta quinta-feira (1º/10), a fachada do Shopping Nações Limeira ganha uma nova iluminação alusiva ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama.
O Nações se une ao movimento internacional criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. Durante o mês de outubro, a iluminação rosa na fachada do Shopping lembrará da necessidade da realização de exames de prevenção e detecção precoce do câncer de mama.
A ação ganha relevância diante da estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA) quanto ao número de casos em 2020 no Brasil. A projeção é de que 66.280 mulheres sejam diagnosticadas com câncer de mama no país neste ano. O alerta é quanto a busca pelo diagnóstico precoce, que aumenta de forma significativa as chances de cura.
A administradora do Shopping Nações, Luciana Bragante Nasr, explica que a mudança de cor do empreendimento foi planejada como um incentivo às mulheres para a realização de exames preventivos. “Pela localização privilegiada, o prédio do Nações é uma referência para milhares de mulheres que passam por nossa fachada diariamente. Queremos que a mudança de cor também gere uma reflexão sobre mudança de comportamento”, sugere Luciana.
Levantamento do Observatório de Oncologia aponta que o número de mamografias durante o Outubro Rosa sobe gradativamente desde 2000. Contudo, o número de mortes também aumentou. Uma das explicações é o diagnóstico tardio da doença.