ECOEDU AMBIENTAL RECUPERA PRAÇA EM CORDEIRÓPOLIS

Palco ganhou nova pintura.

Um mutirão, que reuniu poder público e grupos organizados da sociedade civil, revitalizou a Praça do Idoso José Luiz Buzatto, em Cordeirópolis. O local, muito utilizado por frequentadores do Centro de Convivência do Idoso (CCI), apresentava danos materiais causados por vândalos e muitas pichações.

O EcoEdu Ambiental, projeto de extensão da Unicamp-Limeira, abraçou a causa da revitalização após identificar a demanda em uma das reuniões do INTERECO, grupo composto por idosos de Cordeirópolis que atua em questões ambientais. “Os participantes estavam preocupados com o estado da praça e sugeriram esta ação para reverter o cenário e transformar o local em um espaço de harmonia entre a população e o meio ambiente”, contou Hadassa Oliveira, do EcoEdu Ambiental.

A voluntária Juliana Gonçalves, integrante do EcoEdu Ambiental fez entrevistas com o grupo de idosos e desenvolveu as artes dos desenhos pintados na praça. Em um único dia, bancos e mesas foram consertados, o pergolado foi recuperado e recebeu uma trepadeira, a fachada do CII e o palco foram pintados e a praça ainda teve o plantio de cerca viva em todo o entorno.

Durante a revitalização, pessoas que passavam pelo local pediram para que novas ações desta natureza sejam feitas em outros espaços públicos de Cordeirópolis. Estiveram presentes no mutirão o prefeito Adinan Ortolan, deputados estaduais, secretários municipais, pelotão ambiental, um time de qualificação profissional de jovens, representantes da APAE e alunos da Escola Municipal Maria Nazareth Stocco Lordello.

A próxima ação de revitalização encabeçada pelo EcoEdu Ambiental será realizada em novembro no futuro Centro de Educação Ambiental de Cordeirópolis, que fica no Parque Lago União.

Ecoedu Ambiental

O Ecoedu Ambiental é um projeto de extensão comunitária que tem o objetivo de, através da educação ambiental, ajudar no processo de inclusão social e na melhoria da educação no País. São iniciativas em prol, e com a participação, da sociedade. Os participantes trabalham no desenvolvimento de alternativas criativas e eficazes para educar.

O projeto tem como meta a integração da comunidade com a universidade. Todas as iniciativas levam em conta a realidade sociocultural dos participantes e priorizam a prática de valores éticos e os princípios da cidadania.

Os voluntários e participantes desenvolvem a capacidade de aprender por meio de experimentações e vivências, seja por meio de produção artística ou troca de conhecimentos históricos e culturais.

As atividades também são divulgadas no Instagram no perfil @ecoeduamb e no Facebook na página Ecoedu Ambiental FT.