Divisão dos trabalhos domésticos é o tema escolhido para o próximo “Elas no Nações”

A próxima edição do “Elas no Nações” acontece na segunda-feira, 24 de maio, e vai debater o tema “Trabalho doméstico: como anda a divisão na sua casa?”. A convidada para abordar esse assunto é a psicóloga Amanda Abreu, que é especialista em psicoterapia comportamental e atende há 16 anos adolescentes, adultos e casais. Amanda também é palestrante e ativista feminista com assídua participação na mídia local debatendo temas como violência contra a mulher, liderança feminina e saúde mental.

A desigualdade na divisão de afazeres domésticos no Brasil foi demonstrada pelo Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (IBGE). Dados mais recentes apontam que as mulheres dedicam mais horas do dia ao cuidado de pessoas e aos afazeres domésticos. Enquanto em 2019 a população com 14 anos ou mais se dedicava em média 16,8 horas semanais, as médias divididas entre homens e mulheres era de 21,4 para elas e 11 horas entre eles.

Na pandemia, os dados são ainda piores. O Coletivo Mulheres de Todas as Lutas realizou uma pesquisa que mostrou que para 51% das mulheres não há divisão do trabalho doméstico entre os integrantes do domicílio ou a divisão é insuficiente.

“Trazer esse tema para discussão é uma forma de colaborar com a desconstrução de uma cultura de que cuidar é responsabilidade apenas das mulheres. É uma sobrecarga que afeta diretamente a saúde da mulher”, afirma a administradora do Nações, Luciana Bragante Nasr.

O “Elas no Nações” é transmitido pelo Instagram do Shopping Nações, das 19h30 às 20h30. A apresentação é da jornalista Graziela Félix, com comentários das empresárias Juliana Osti, Elizabeth Lessa e da advogada Kenia Santos. O projeto conta com o apoio do Empório São Francisco, Nix Calçados e Fábrica da Inovação.