No artigo anterior falamos sobre a importância de buscar a assertividade na comunicação e nas relações pessoais. Nós já sabemos que para conseguir ser assertivo é preciso, antes de tudo, desenvolver a inteligência emocional, ou seja, conhecer e dominar meus sentimentos e ser sensível a ponto de identificar o sentimento do outro.
Para te mostrar que conseguir ser assertivo não se trata de milagre, viemos hoje oferecer cinco dicas para você começar seu treinamento agora.
SE PREPARE COM ANTECEDÊNCIA – em outras palavras isso significa: pense antes de falar e agir. Para que você consiga ser de fato assertivo é preciso conhecer o seu público (seja numa reunião ou em um simples diálogo). Existem maneiras diferentes de falar com o chefe, amigos e familiares. Isso não se trata de ser mais ou menos íntimo da pessoa. Essa dica se refere única e exclusivamente a conhecer o seu ouvinte.
SEJA OBJETIVO – uma pessoa assertiva não fica fazendo rodeios. Ela vai direto ao ponto, com simpatia, clareza e objetividade. Se for em reunião de trabalho então essa dica vai demonstrar respeito com o tempo dos colegas e colaborar com a produtividade da empresa.
SEJA HUMILDE – admita seus erros e tenha coragem de pedir desculpas. Assertividade não é arrogância. Assertivos erram e têm a humildade de reconhecer os erros e pedir desculpa. O assertivo sabe que agindo assim ele vai conseguir manter e aumentar a sua credibilidade.
PRATIQUE A EMPATIA – simpatia e empatia devem andar juntas quando o assunto é assertividade. Ser simpático com alguém e se colocar no lugar do outro são habilidades de grandes líderes e que têm se tornado raro não apenas nos ambientes corporativos. Por isso, usar a empatia nas relações é um diferencial.
SEJA SINCERO – não tente ser o que não é. Sabe aquela máxima de que “as máscaras sempre caem? ”. Pois é. Claro que em alguns momentos precisamos usar as virtudes de alguns personagens para que as relações prosperem. Mas até nisso é preciso ter cautela e agir com equilíbrio. Você pode até enganar as pessoas por um período, mas, mais dia, menos dia, sua máscara vai cair e aí, adeus credibilidade e não há assertividade que consiga reverter essa situação.
Pronto, com as dicas em mãos, que tal se permitir ser assertivo? Treine na frente do espelho, grave você. Esqueça de uma vez por todas a síndrome de Gabriela e mude. Depois, mande um e-mail aqui pra gente contando sua experiência.