Os dias mais temidos para grande parte das mulheres são aqueles que compreendem o período da menstruação. Junto com o desconforto do ciclo, muitas sofrem com dor de cabeça, mal-estar, dores nas costas e com as terríveis cólicas.
Alguns ginecologistas indicam atividades físicas para aliviar esses incômodos e os exercícios específicos oferecidos pelo Pilates podem ajudar no combate a esses sintomas.
Segundo a fisioterapeuta e instrutora do Pucci Pilates de Limeira, Nathália Stradiotto, os exercícios ajudam a melhorar o funcionamento dos órgãos pélvicos e extrapélvicos, adequando o metabolismo, a fluidez entre os líquidos do corpo e o fluxo sanguíneo.
Nathália explica que durante o período em que o desconforto é maior, as aulas são mais tranquilas para respeitar o descanso que o corpo das alunas está pedindo. “Nossa intenção é fazer com que a aula de Pilates seja um momento de bem-estar, por isso, focamos em exercícios que ajudam a oferecer alívio para as dores deste período”, destaca.
É importante lembrar que, durante a prática de exercícios, ocorre a liberação da endorfina, que tem efeito analgésico natural quando as atividades são feitas de forma regular e moderada. A liberação deste hormônio também ajuda a diminuir os efeitos psicológicos da TPM, como a irritação, ansiedade, tristeza e fadiga. “Por isso que, quando detectamos que as dores estão muito intensas, nós orientamos as alunas a procurarem ajuda médica porque pode um sinal de outras patologias, como a endometriose, por exemplo”, explica Nathália.