Colégio Jandyra implanta Departamento de Ciências da Natureza

A partir deste ano, o Colégio Jandyra, localizado em Limeira, conta com um Departamento de Ciências da Natureza. Coordenado pelo professor Yuri Meyer, esse novo setor tem o objetivo central de atuar no fortalecimento da educação científica do Colégio. A intenção é aproximar ainda mais os alunos da metodologia científica, ensinando a eles a importância da Ciência, além de estimular nos estudantes as aptidões em todos os segmentos de ensino.

As Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) permitem o entendimento de todos os fenômenos que fazem parte do dia-a-dia das pessoas. De acordo com Meyer, ela contribui para a formação de um cidadão, já que possibilita a compreensão das ciências como uma ferramenta intrinsicamente ligada ao desenvolvimento social e tecnológico. “Há anos estamos desenvolvimento projetos inovadores com os alunos, conquistando dois artigos científicos, participações em simpósios e congressos em universidades, duas moções de aplausos, diversas medalhas em olimpíadas científicas e prêmios internacionais”, destacou o professor.

O departamento também vai atuar diretamente nos itinerários formativos do novo Ensino Médio e estará em pleno contato com o Ensino Fundamental I, auxiliando nos experimentos científicos e propondo novos experimentos aos professores e alunos para que as aulas se tornem mais interessantes e próximas da experimental, o que é a essência da Ciência. “Continuaremos com os programas de Iniciação Científica Júnior e das Embaixadoras das Ciências e também estamos promovendo, junto ao programa do bilíngue do nosso Colégio, um processo de internacionalização para conseguirmos, por exemplo, mais entrevistas com cientistas internacionais como as que fizemos com o ganhador do Nobel de Química de 1981, Dr. Roald Hoffmann, e, mais recentemente, o ganhador do Nobel de Física de 2001, Dr. Eric Cornell”, revelou.

Os trabalhos do novo Departamento já começaram e a primeira ação é planejamento da Semana de Filosofia desse ano. A ONU escolheu o ano de 2022 para ser o “Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável 2022”. Paralelo à Semana de Filosofia, há também a preocupação com o novo Ensino Médio, em que um dos itinerários formativos é “Saúde e Inovação”. Os alunos que optarem por ele trabalharão o conhecimento científico aplicado à Medicina. “Vamos propor, inclusive, um trabalho prático, aliando as ferramentas da metodologia científica que ensinamos dentro da ICJ. O outro itinerário é ‘Cidadão do Mundo’, voltado ao entendimento e processo de formação da nossa sociedade, o qual estará ligado, até certo ponto, ao projeto das Embaixadoras das Ciências”, explicou Meyer.

Além de professor do Jandyra, e agora coordenador do Departamento de Ciências da Natureza, Meyer continua fazendo pesquisas, em nível de pós-doutorado, na Unicamp, e afirmou que pretende levar os alunos para dentro da universidade através de parcerias e visitas técnicas. “É neste sentido que procuro estimular os alunos, fazendo uma ponte entre as pesquisas científicas que fazemos dentro das universidades e a educação básica. Busco criar aquilo que chamo de ‘consciência da importância da Ciência’. Através de práticas experimentais e interdisciplinares, desperta-se nos alunos a curiosidade, de querer saber os por quês das coisas! Nosso planejamento está sendo muito cuidadoso, para que possamos, de fato, proporcionar aos alunos uma nova experiência de ensino”, contou entusiasmado o professor.