Maior empresa privada do setor de saneamento básico do Brasil, a BRK Ambiental, responsável pela coleta e tratamento de esgoto em Rio Claro, recebeu o Prêmio Valor Inovação Brasil 2019, na categoria Infraestrutura. O reconhecimento pelo investimento em projetos que modernizam e transformam a prestação de serviços de fornecimento de água e tratamento esgoto foi entregue à CEO da companhia, Teresa Vernaglia.
Para a premiação, a empresa apresentou tecnologias que tornam as várias etapas de prestação dos serviços de água e esgoto mais eficientes e sustentáveis. Entre as soluções está o projeto NEREDA®, um sistema revolucionário desenvolvido pela Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda. Trata-se de uma tecnologia pioneira no país para o tratamento de esgoto, que dispensa a adição de produtos químicos e que, em relação ao tamanho da planta, ocupa menos da metade da área tradicionalmente necessária para as infraestruturas de tratamento de esgoto.
Em Rio Claro, a tecnologia foi aplicada na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Jardim Novo, que opera com níveis de tratamento superiores aos de outras soluções aplicadas comumente. A ETE, cujas obras começaram em 2014, iniciou a operação em 2017 resultando no tratamento de 22 milhões de litros de esgoto por dia adicionais.
“Investir em soluções capazes de tornar os nossos processos mais eficientes e sustentáveis faz parte dos valores da empresa. Temos o compromisso de promover constantemente a melhoria da saúde, bem-estar, educação e economia nas cidades em atuamos”, diz Teresa Vernaglia, CEO da BRK Ambiental.
Foi desenvolvida também no grupo uma solução para a secagem e reutilização de lodo gerado no processo de tratamento de esgoto. Com o projeto, em vez de descartar o lodo em aterros sanitários licenciados para este fim, o resíduo gerado poderá ser destinado para compostagem e se tornar matéria-prima para a produção de adubo orgânico.
Além disso, para manter o cliente como foco do trabalho da empresa, foi criado o programa Olá BRK. A iniciativa baseia-se na análise de dados estatísticos que permitem entender as principais demandas do cliente e promover um atendimento mais humano e empático.
Os números apresentados pelo anuário Valor Inovação Brasil mostram que o investimento em pesquisa e desenvolvimento é considerado por 97% das 150 empresas participantes da pesquisa como um fator essencial para a competitividade. Realizada em parceria com a consultoria Strategy&, a pesquisa revela que 31% das vencedoras colocam inovação como prioridade número 1 do negócio e outras 59% consideram o tema como uma das três principais prioridades.
O Prêmio Valor Inovação Brasil é uma parceria entre a consultoria Strategy& e o jornal Valor Econômico, com apoio da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (Anpei).