ATITUDE MENTAL AJUDA A CONSTRUIR A REALIDADE PÓS QUARENTENA

Muito se fala sobre como será a realidade assim que o pico da pandemia passar e o futuro dos negócios pós quarentena. De acordo com Marcela Zanardo, especialista em liderança e gestão de pessoas, a construção deste novo momento começa agora.

Marcela explica que pessoas bem-sucedidas definem uma meta positiva, planejam como atingi-la e estabelecem um cronograma de ações para alcança-la. “Se não temos um objetivo bem definido e nem um planejamento para alcança-lo, permitimos que nossa mente seja dominada por atitudes mentais preguiçosas e negativas”, adverte.

A especialista orienta que o objetivo a ser alcançado seja escrito com a determinação de um período bem definido de tempo. Por exemplo, anotar a renda desejada, fazer uma declaração de tudo o que pretende fazer para conquista-la, inclusive do que está disposto a abrir mão em troca, e dividir esse objetivo principal em mini metas semanais, mensais e anuais.

Outra orientação é para que se faça uma lista de como serão utilizadas as 24 horas diárias dividindo as atividades por períodos dentro das funções de dormir, trabalhar e o tempo livre. O conselho é para que este último contemple uma hora para leitura com prioridade a conteúdos que agreguem à carreira e aos objetivos.

Marcela também aconselha a escolha uma pessoa que seja bem-sucedida na área para servir de inspiração. “É importante que ela já tenha alcançado objetivos parecidos com o que você descreveu. Tê-la como exemplo é importante para que você consiga ser tão bem ou mais bem-sucedida do que ela”, destaca.

Por fim, a especialista sugere projetar os objetivos nas orações ou meditações. Criar um cenário com todos os desejos e metas e solicitar continuar sendo grato mesmo depois que alcançá-los.

Marcela destaca que alguém bem-sucedido é quem encontra as pessoas certas para trabalhar e conviver. Ela sugere que se crie uma aliança harmoniosa de cooperação que beneficie a todos com educação, experiência, influência e até mesmo auxílio financeiro, em prol de alcançar a meta estipulada. “Olhe para sua meta, identifique pessoas que podem te ajudar a conquista-la e se una a elas. Compartilhe sua meta, inclua essas pessoas nas ações, troque experiências e promova um método para que todos ganhem ao alcançarem essa meta”, indica.

Por último, a especialista recomenda a fazer um esforço extra. Para ela, o poder está nas mãos de pessoas que, além de fazerem um bom trabalho e terem uma atitude agradável, sempre se preocupam em fazer algo a mais. “Quando nossas atitudes interior e exterior são positivas, vamos além de prestar mais e melhor serviço. Passamos a construir relações valiosas e corremos o risco de alcançarmos nossa meta com recompensas maiores do que imaginávamos”, explica.

Ela garante que atitudes como essas atraem a atenção das pessoas certas e elas proporcionam oportunidades para avançar. “Quando recebemos esse reconhecimento, nossa autoestima se eleva e consequentemente nossa atitude mental se torna positiva”, conclui.