Os 30 atendidos da AINDA (Associação Integrada de Deficientes e Amigos) que participam das aulas de Karatê Adaptado participaram do exame de graduação nesta segunda-feira, 16 de dezembro. Eles tiveram que comprovar que assimilaram as técnicas ensinadas durante todo o ano de 2019.
O projeto “Karatê: uma luta pela inclusão” é pioneiro em Limeira e busca promover a disciplina e o desenvolvimento biopsicossocial das crianças e dos adolescentes com aulas ofertadas uma vez por semana. O projeto tem o patrocínio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e supervisão do sensei Alexandre Albino.
A cada final de ciclo, os alunos participam de um exame de graduação para mudança da cor da faixa, cada uma remete ao nível alcançado no esporte. Todos foram aprovados. Parte dos participantes recebeu faixa amarela, equivalente o nível 6 kyu de conhecimento, e os demais a vermelha, do 5 kyu, como foi o caso de Ana Cláudia Moreno. “Foi um ano intenso de treinamentos. As aulas que eu mais gostei foram as que nos ensinaram sequências de lutas com golpes imaginários”, contou.
As famílias puderam acompanhar o exame de graduação e aplaudir as conquistas dos atletas. “O karatê tem sido fundamental para minha filha Franciele. Percebi melhoras na concentração e na capacidade física dela”, relatou Célia Coelho.
Esses pontos foram reforçados pelo professor, o sensei Murilo Spolador. “O karatê auxilia demais na coordenação motora, tanto a fina quanto a grossa. O trabalho é feito a cada aula respeitando a individualidade de cada aluno”, explicou. Muitos atletas são cadeirantes ou tiveram membros amputados, por exemplo.
Além da graduação, os participantes do projeto farão uma apresentação de encerramento de ano aberta ao público. Ela ocorrerá no dia 23 de dezembro, às 18h, na Praça de Alimentação do Limeira Shopping.