A eleição para presidente e governador ocorre no próximo domingo, mas no Colégio Jandyra a votação será nesta sexta-feira, dia 5 de outubro, a partir das 13h. No total, quatro candidatos concorrem ao cargo de presidente do Jandyra e, seis alunos, disputam o cargo de governador.
Para a votação, os alunos vão contar com urna eletrônica fictícia que simula, inclusive, o barulho para a validação do voto. O equipamento foi confeccionado pelos próprios estudantes com a ajuda da professora de informática, Anie Bonel.
O projeto “Eleições do Jandyra” acontece desde 2010 e visa despertar a consciência política, além de desenvolver o interesse dos alunos pelas eleições. O trabalho não deixa nada a desejar para uma eleição de verdade. Para a professora Simone Ferraz, responsável pelo projeto, os estudantes sabem que é uma brincadeira que trata de um assunto muito sério. “Temos alguns alunos que acompanham seus pais na hora da votação e para eles é muito importante saber exatamente a função de cada cargo e como é realizada uma eleição de verdade”, esclarece.
Essa semana, os candidatos estão intensificando a campanha que está acontecendo no horário do intervalo das aulas. Os concorrentes fazem passeatas com cartazes, entregam santinhos e tentam convencer os eleitores pela propaganda “boca a boca”.
A votação tem início às 13h e a apuração está prevista para ocorrer a partir das 17h. O Colégio Jandyra fica na rua Barão de Cascalho, 1057, Centro (próximo a Igreja São Benedito).