Alunos do Jandyra conquistam ouro em concurso internacional

Alunos do Jandyra conquistam ouro no concurso Canguru de Matemática

Os estudantes Sofiah Dumit Gardinal, Miguel Sanchez Pereira Conte e Isabela Breda Andrade conquistaram medalha de ouro no concurso Canguru de Matemática 2020. No total, 19 alunos do Colégio Jandyra foram medalhistas da competição. O concurso é realizado anualmente e destinado a alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio.

A competição é uma espécie de jogo escolar que reúne estudantes de escolas públicas e privadas. O principal objetivo é diminuir o preconceito que ainda existe contra as ciências exatas, além de mostrar que o estudo dos números pode ser acessível a todas as pessoas de forma clara e tangível.

O Canguru de Matemática é uma iniciativa da Associação Canguru sem Fronteiras, uma entidade de âmbito internacional que congrega personalidades ligadas à Matemática em diversos países. Com a pandemia, os alunos realizaram o concurso através de uma plataforma online, com a ajuda técnica e instruções dos professores de matemática do Jandyra José Renato Buzolin De Castro Júnior e Guilherme Bicudo.

No Jandyra, desde o ensino fundamental os alunos são estimulados a participarem de concurso e olimpíadas para testarem seus conhecimentos, trabalharem as disciplinas e lidarem com frustrações. Desde 2016, os alunos que se interessam pela disciplina têm aulas de matemática avançada no período oposto das aulas. “Além do conhecimento teórico, a olimpíada trabalha o raciocínio lógico dos participantes. Desde quando começamos a participar dessa competição temos aumentado o número de medalhistas a cada ano e isso mostra que a preparação e empenho dos alunos tem trazido excelentes resultados”, destaca o professor José Renato.

Outro destaque é que muitas universidades já estão reservando vagas para medalhistas de olimpíadas. “A Unicamp por exemplo já adota esse critério de seleção do aluno sem que ele precise prestar vestibular”, explica José Renato

Confira como ficou a classificação:

MEDALHA DE OURO

Sofiah Dumit Gardinal

Miguel Sanchez Pereira Conte

Isabela Breda Andrade

MEDALHA DE PRATA

Alícia Scarpa Elias

Vinícius Sacilotto Rodrigues

Felipe Carvalho de Oliveira

Lorenzo D´Andréa Balistiero

Lui Paschoaleto Boni

Manuela Cirulli

Sophia Salomão Rozenbaum – medalha de prata

Lívia Sacilotto Rodrigues, medalha de prata

Júlia Claudi Fischer, medalha de prata

MEDALHA DE BRONZE

Benedicto Fagundes Neto

HONRA AO MÉRITO

Eduarda Delmonde Fortes

Maria Clara Circulli

Antonio Fernando Albuquerque Nascimento

Helena de Campos Lima

Cecília Bilatto

Larissa Cerquiari da Motta