Atividade da Faculdade São Leopoldo Mandic une ensino e prevenção
Alunos do curso de Medicina da Faculdade São Leopoldo Mandic Limeira realizaram a coleta de exames de Papanicolau e ofereceram orientações sobre a saúde da mulher na Unidade Básica de Saúde Vista Alegre, nesta terça-feira (24). Ao todo, foram realizados 30 atendimentos, conduzidos por 22 estudantes com a supervisão de dois professores.
A iniciativa integrou uma atividade de extensão e foi desenvolvida em parceria com a Prefeitura de Limeira. Coube à Secretaria de Saúde o agendamento das pacientes, enquanto os alunos e professores foram responsáveis pelos atendimentos. Cada consulta teve início com uma anamnese direcionada, abordando aspectos ginecológicos como uso de dispositivo intrauterino (DIU), terapias hormonais e a periodicidade da realização do exame preventivo. Na sequência, foi feita a coleta do material para análise. O acompanhamento dos resultados e eventuais encaminhamentos serão realizados pela rede municipal de saúde.
Ao longo da graduação, a coleta do exame Papanicolau é inicialmente praticada em simuladores. A vivência em campo, no entanto, permite aos alunos contato direto com a rotina do sistema público de saúde e com a realidade das pacientes. “Aqui, os alunos compreendem a amplitude dos atendimentos e a importância de atuar em um espaço público, prestando um serviço essencial à comunidade”, destacou o professor Luiz Eduardo Campos de Carvalho, especialista em ênfase em ginecologia e obstetrícia. A atividade também foi acompanhada pela professora Tauane Letícia Pinto.
Fundamental para a prevenção do câncer do colo do útero, o exame Papanicolau é uma das principais ferramentas de cuidado com a saúde da mulher. “Esse exame consegue identificar a doença antes de virar câncer devido às alterações nas células do colo de útero”, explicou o professor.
Segundo ele, o Brasil diagnostica, em média, 40 casos de câncer de útero por dia. O diagnóstico precoce aumenta significativamente as chances de tratamento e de cura. O Papanicolau é simples, rápido e oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A recomendação é que mulheres que já iniciaram a vida sexual realizem o exame periodicamente, conforme orientação médica, reforçando a importância da prevenção e do acompanhamento regular.
O professor destacou também que a rede pública possui vacinação contra o HPV gratuita para adolescentes e que a rede privada também vacina pessoas até 45 anos. “A vacina reduz as chances de se ter um câncer de colo de útero em quase 90%. Existem países, como a Irlanda e a Austrália, que, provavelmente, vão erradicar o câncer de colo útero até 2023. O Brasil está muito atrás, mas vamos chegar lá”, afirma Luiz Eduardo.



