Com a chegada das temperaturas mais baixas e da baixa umidade do ar, aumentam os casos de doenças respiratórias e as complicações em pacientes que já convivem com condições crônicas. Com o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e formas de tratamento, a Konecta Limeira promoveu uma palestra sobre o tema, em alusão à campanha Junho Violeta.
A atividade foi conduzida pelo médico pneumologista e professor da Mandic Limeira, Ignácio Leite da Costa, que apresentou orientações sobre as principais doenças respiratórias que costumam se intensificar durante o inverno, entre elas gripe, pneumonia, asma, bronquiolite e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).
Segundo o especialista, o clima frio e seco favorece a circulação de vírus e bactérias e reduz a proteção natural das vias aéreas, aumentando a suscetibilidade a infecções. “Durante o inverno, o ressecamento das mucosas dificulta a filtragem de partículas e microrganismos. Além disso, há uma tendência maior de permanência em ambientes fechados, o que facilita a transmissão de doenças respiratórias”, explicou.
Durante a palestra, o pneumologista reforçou que a vacinação continua sendo uma das medidas mais eficazes para evitar formas graves de doenças respiratórias. Além da vacina contra a gripe, a orientação é manter atualizada a imunização contra Covid-19 e pneumococo, especialmente entre os públicos mais vulneráveis.
Outra orientação é procurar avaliação médica diante de sintomas persistentes ou sinais de agravamento, como falta de ar, febre alta prolongada, dor no peito ou piora do estado geral de saúde.
O médico destacou ainda que, além da vacinação, algumas medidas podem reduzir significativamente o risco de infecções respiratórias. “Lavar as mãos com frequência, manter boa hidratação, evitar ambientes fechados e sem ventilação e não fumar. São hábitos simples que fazem toda diferença”, reforçou.
A participação da Faculdade Mandic na campanha Junho Lilás da Konecta Limeira integra o cronograma de ações que envolvem educação em saúde e conscientização da comunidade. “Por meio da atuação do nosso corpo docente e dos alunos, a Mandic reforça o compromisso de desenvolver iniciativas voltadas à prevenção de doenças, promoção da qualidade de vida e disseminação de informações confiáveis para a população de Limeira”, destaca o diretor da faculdade, Arthur Filgueiras.



