Alunos do Colégio Jandyra conquistam maior nota do Brasil na OBSAT

O Colégio Jandyra celebra mais uma importante conquista acadêmica na área de tecnologia e inovação. Os alunos Felipe Henrique Alves de Souza, do 9º ano, e Tiago Vitor de Oliveira Ferreira, do 8º ano, foram aprovados para a 3ª fase regional da modalidade prática da Olimpíada Brasileira de Satélites (OBSAT), uma das principais competições estudantis voltadas à engenharia espacial e ao desenvolvimento de pequenos satélites no Brasil.

Além da classificação, os estudantes conquistaram o 1º lugar no Estado de São Paulo e alcançaram a maior nota do Brasil no Nível 1, do Ensino Fundamental II, com 198 pontos de um total de 200.

Os alunos criaram um satélite formado por um robô, também desenvolvido por eles, que opera com o auxílio de um agente de Inteligência Artificial. O casco do satélite foi produzido na impressora 3D do Colégio Jandyra.

A dupla integra a equipe Germinar (Rede Educacional de Germinação Espacial) e desenvolveu o projeto “EDUSAT”, que une tecnologia, educação e inclusão social. A proposta criada pelos estudantes tem como objetivo democratizar o acesso ao conhecimento espacial para alunos de escolas públicas. Tiago, que já estudou na rede pública, conhece de perto os desafios enfrentados por muitos estudantes e foi um dos incentivadores da iniciativa.

A equipe já firmou parceria com a EMEIEF Evangelina Mauro, localizada no bairro Antonio Simonetti, em Limeira, onde realizará palestras educativas sobre o tema. Os estudantes também produziram uma apostila exclusiva, que será distribuída aos alunos da unidade escolar.

Para o coordenador do projeto no Jandyra, Luis Felipe Nicoletto de Souza, a conquista representa o resultado do incentivo à ciência e à inovação dentro do ambiente escolar. “É uma conquista que nos enche de orgulho. Ver alunos tão jovens desenvolvendo um projeto com excelência técnica, impacto social e reconhecimento nacional mostra o potencial transformador da educação. O desempenho deles na OBSAT é histórico e reforça o compromisso do Jandyra com a formação de estudantes preparados para os desafios do futuro”, destaca.

A OLIMPÍADA

A OBSAT é uma olimpíada bianual que promove experiências teóricas e práticas relacionadas à construção de satélites de pequeno porte, conhecidos como smallsats. A competição busca disseminar a cultura aeroespacial e incentivar o aprendizado em STEM, sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.

Na modalidade prática, os estudantes precisam projetar, construir e lançar satélites de pequeno porte, enfrentando desafios que estimulam o trabalho em equipe, a criatividade e o desenvolvimento de soluções inovadoras. Com a classificação para a terceira fase regional, Felipe e Tiago passam a ter a possibilidade de serem selecionados para o lançamento oficial dos satélites criados pela equipe.

O evento presencial da próxima etapa está previsto para setembro.

Compartilhe:

Posts Relacionados