
O Multiespaço Nações sediou um simulado conjunto do Corpo de Bombeiros, SAMU, Defesa Civil, empresas do Plano de Auxílio Mútuo (PAM) e Faculdade São Leopoldo Mandic nesta quinta-feira, 3 de setembro. Os exercícios foram focados em acidentes de trânsito com múltiplas vítimas.
Para isso, o cenário simulado foi de uma colisão envolvendo quatro veículos: um carro, uma moto, um caminhão e um ônibus. O acidente fictício teve aproximadamente 30 vítimas distribuídas em níveis de gravidade diferenciados por cores de acordo com o método START. A vítima “cinza” estava em óbito no local. As vítimas ‘vermelhas” apresentavam múltiplas fraturas, depressão respiratória, hemorragias e duas delas evoluíram a óbito durante a estabilização em lona. As vítimas “amarelas” apresentaram traumas diversos e lesões graves. As vítimas “verdes” tiveram ferimentos leves. Além de pessoas e veículos, o cenário teve também obstáculos e derramamento simulado (óleo/água) para dificultar o acesso.

O início da atuação se deu após o disparo do chamado fictício para as centrais. Na sequência, as primeiras equipes chegaram para fazer o isolamento e a avaliação inicial. Com isso, iniciou-se a triagem START, com a classificação das vítimas (verde, amarelo, vermelho e cinza). Por fim, a fase de atendimento e transporte com estabilização no local e remoção controlada com análise conjunta e feedback imediato.
Ao Corpo de Bombeiros coube o comando do cenário através do Posto de Comando seguindo a diretriz do Sistema de Comando de Incidente (SCI), ao SAMU coube o atendimento e triagem das vítimas seguindo o protocolo START. As empresas do Plano de Auxílio Mútuo (PAM) deram apoio com recursos (veículos, brigadistas, figurantes e materiais). A Faculdade São Leopoldo Mandic levou alunos e professores como observadores do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM).
O Multiespaço Nações foi escolhido pela excelente localização geográfica, facilitando os acessos e estrutura interna de qualidade incomparável. Coube ao Nações oferecer apoio logístico, isolamento e sinalização. “Nossa ampla área externa levou os órgãos envolvidos a escolherem o Multiespaço Nações para a realização dessa simulação de grande porte. Foi fantástico acompanhar a precisão do socorro e saber que nossa região possui profissionais tão qualificados para o atendimento de emergências”, disse Luciana Bragante, CEO do Multiespaço Nações.

O simulado buscou avaliar tempos de resposta das diferentes equipes, a eficácia da comunicação, a integração entre os órgãos envolvidos, além de sensibilizar e orientar espectadores e autoridades sobre segurança em emergências. A área de treinamento ofereceu segurança e controle para o desenvolvimento do exercício.



