Black Friday: veja dicas para vender mais e conquistar novos clientes

A Black Friday de 2024 vai ocorrer em 29 de novembro e, se a aposta do comércio é vender mais que o ano passado, o ideal é se preparar. Uma pesquisa realizada pela LWSA (antiga Locaweb) aponta que 62% dos consumidores brasileiros planejam gastar até R$ 3 mil na data. O levantamento destacou ainda que 64,3% dos consumidores planejam as compras, 44% estão guardando dinheiro e 20,3% vão reservar parte do 13º salário para aproveitar as promoções.

A pesquisa também mostra que os consumidores começam a pesquisar produtos e preços com antecedência. Para 57%, sites e redes sociais das empresas são as principais formas de se informar sobre os descontos.

O segredo do sucesso da Black Friday está no aquecimento da audiência. Antes mesmo de falar sobre a promoção desta data, o ideal é usar as redes sociais para atrair a atenção dos seguidores e aumentar a base. É o que defende a mentora de mulheres, especialista em vendas, Andreza Leite. “Antecipação é ouro! Mas cuidado para não antecipar muito, pois isso acaba fazendo com que muitos clientes deixem de comprar para esperar os descontos”, explica.

Outra recomendação é planejar o estoque e saber o que irá ofertar na Black Friday com antecedência. Esse passo é fundamental, inclusive, para definir o alcance da campanha de vendas. Andreza orienta que traçar um objetivo também é essencial. “Você quer diminuir estoque parado, levantar um caixa à vista, vender mais para novos clientes, aumentar a visibilidade do negócio ou resgatar clientes antigos?”, indaga.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a atratividade do desconto. Andreza não recomenda menos que 30%. “Cuidado também com período muito longo de Black Friday. O sucesso se dá pela escassez de tempo (um dia só de promoção) e urgência”, revela.

Mas de nada adianta seguir à risca todas as dicas se o time de vendedores ou o próprio empresário fizer um atendimento desanimado. “Venda é energia. Logo, se você quer vender muito na Black Friday, precisa conduzir toda a ação com muito foco e energia para que seu cliente sinta isso do começo ao fim. E lembre-se: mais importante que vender nesta data é saber manter este cliente após o período. Não esqueça jamais de fazer o pós venda inteligente”, finaliza.

Sobre a especialista

Com formação em Psicologia e Marketing, especialização em Neurociência Aplicada ao Marketing e MBA em Varejo e Mercado de Consumo, Andreza Leite utiliza seu conhecimento, fundamentado no comportamento humano, para embasar ações estratégicas que envolvem tomadas de decisões comerciais e mercadológicas.

Andreza Leite é mentora de empresárias. Já atendeu clientes em 17 Estados brasileiros e 5 países. É mastercoach e analista de perfil comportamental formada pela Febracis. Palestrante, escritora e consultora empresarial com foco em growth e cultura organizacional.