Orquestra Paulistana de Viola Caipira se apresenta em Limeira

O Parque Cidade de Limeira será palco, pela primeira vez, da apresentação do Viva Viola, que acontece no dia 1º de dezembro, às 18h30, com participação especial da Orquestra Paulistana de Viola Caipira, regida pelo Maestro Rui Torneze.

 

Essa é a terceira apresentação do projeto em 2019. O evento, que faz parte do Circuito ZF de Cultura, já passou por diversas cidades do interior paulista. No início deste mês, Sorocaba recebeu a apresentação da “Da Silva Samba Orchestra”, no dia 24 de novembro, quem recebe o Circuito é a cidade de Araraquara, com apresentação da Orquestra Paulistana de Viola Caipira. O show que encerra o projeto será dia 8 de dezembro, em São Bernardo do Campo.

 

O Circuito ZF tem o propósito de fomentar a cultura entre os mais diferentes públicos e resgatar ritmos brasileiros que estão caindo no esquecimento da grande massa. “Para nós da ZF é uma honra poder patrocinar um evento cultural como este, que é um grande mergulho na cultura brasileira. Vamos fazer uma verdadeira integração com as comunidades que estão vizinhas às nossas operações industriais e oferecer aos cidadãos um grande momento e uma viagem no tempo com ritmos brasileiros envolventes, que é o caso da viola caipira de dez cordas, que explora um repertório eclético da tradicional música caipira de raiz, berço do instrumento, à músicas erudita, MPB, entre outras”, prevê Ana Carolina Gonçalves, diretora de Recursos Humanos da ZF.

 

A Orquestra Paulistana de Viola Caipira (OPVC) foi fundada em 1997 e é composta por 30 violeiros e regida pelo Maestro Rui Torneze. A OPVC conta com um repertório eclético que vai da música instrumental de raiz à erudita, com inigualáveis arranjos e abordagens surpreendentes.

 

A Orquestra completou recentemente 22 anos de carreira e já se apresentou com grandes nomes da música brasileira, como Inezita Barroso, Renato Teixeira, Almir Sater, Daniel, Zé Geraldo, Mato Grosso e Mathias, Roberta Miranda, Jair Rodrigues, Vanessa da Mata, Tiê, Chitãozinho & Xororó, Cesar Menotti & Fabiano e Irmãs Galvão.

 

A produção do evento e organização é da P4 Produções, com patrocínio da ZF do Brasil, por meio do Proac-ICMS, modalidade da Programação de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.