A IMPORTÂNCIA DA BOA COMUNICAÇÃO NO AMBIENTE CORPORATIVO

A boa comunicação no ambiente corporativo é mais que uma necessidade. Estudos recentes mostram que 60% de todos os problemas administrativos empresariais são originados por deficiência de comunicação. Isso faz sentido para você?

A boa notícia é que é possível minimizar estes problemas, basta você ter consciência de que precisa de ajuda e ter disposição para mudar.

Eu mudar? Sim! Porque a comunicação não é apenas o que você diz, mas sim o que as outras pessoas entendem. Ou seja, você pode até falar bem, usar palavras rebuscadas e ter poder de argumentação, mas, se as pessoas não entenderem o que você fala, a comunicação foi prejudicada.

Então, vamos lá. A primeira dica é: seja assertivo!

O dicionário diz que a palavra “Assertivo é uma afirmação, quando o locutor declara algo, positivo ou negativo, do qual assume inteiramente a validade; é declarativo”. Será?

Na realidade ser assertividade é muito mais que isso. Ela vai além de declarar. Assertividade é conseguir se posicionar bem mesmo quando você discorda do outro.

Faz sentido para você? Pra gente entender melhor, a psicologia afirma que há dois comportamentos contrários à assertividade que são a passividade e agressividade.

A passividade é quando você considera o ponto de vista do outro e deixa de lado o seu, já a agressividade é quando você supervaloriza o seu ponto de vista e negligencia o do outro, o famoso “dono da razão”.

Para você saber qual é o tipo da sua comunicação você precisa fazer uma autoanálise. Use a tecnologia ao seu favor, grave sua voz pelo celular, use os áudios do whatsapp, grave vídeo-selfie e seja sincero com você.

Ok, mas como é que eu faço pra conseguir uma boa comunicação assertiva? Simples! O fundamental é:

– Entender o seu público alvo, afinal, a mesma linguagem que você usa com meus pais, você não pode usar na empresa com meus subordinados. Nem a que usa com os subordinados  você pode usar em uma reunião de diretoria, certo?

– Ter bons argumentos! Você não precisa ser especialista em várias áreas, mas, é muito importante que você esteja antenado ao que acontece no mundo e que entenda bem da área que você trabalha. Já pensou jornalista que não gosta de ler?

– Escolha o melhor canal de comunicação: verbal, telefone, virtual. Cuidado quando usar o virtual. A pressa acaba sendo um grande facilitador de falhas na comunicação. Quem nunca mandou uma mensagem de whats errada? Quem nunca foi vítima do corretor ortográfico? Por isso, tenha foco!

Boa sorte!

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